sexta-feira, 23 de maio de 2014

Ceres é denunciado ao TJD por irregularidade: Acompanhe e entenda o caso

Sampaio Corrêa denuncia Ceres por jogador irregular; Série B pode parar

Clube acusa Alviceleste de ter usado homônimo de atleta suspenso, contra o Tigres


Fonte: FutRio

Pelo terceiro ano consecutivo, a Série B do Campeonato Carioca pode ser paralisada. Uma denúncia no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ), pode fazer a competição - novamente - ser definida juridicamente. O Sampaio Corrêa, eliminado da Taça Corcovado, entrou com uma ação contra o Ceres, classificado à semifinal, por causa de um suposto jogador irregular na vitória de sábado (17), contra o Tigres. A equipe de Bangu venceu e avançou à fase eliminatória.

O Sampaio Corrêa garante ter provas de que o Ceres teria utilizado um jogador irregular, fazendo-se passar por outro, de mesmo nome, que estaria em condições. A acusação é de que William da Silva Teixeira, suspenso, teria sido escalado com o nome de William Carlos dos Santos Souza, este em condições, usando a camisa número três. Além disso, o jurídico do clube de Saquarema afirma que o próprio William Carlos chegou a jogar, mas com o nome de Yan da Silva Baptista, tendo entrado no segundo tempo, contra o Tigres.

De fato, William da Silva Teixeira foi suspenso por dois jogos por causa da expulsão no jogo contra o Barra Mansa, em 12 de abril. Ele cumpriu suspensão automática na partida seguinte e, em julgamento ocorrido no último dia 5 de maio, o zagueiro do Ceres pegou mais uma partida de suspensão, a ser cumprida diante do Ceres. O nome dele não aparece entre os relacionados.

A ação já foi protocolada junto ao Dr. Mauro Chidid, advogado que também esteve envolvido nos julgamentos de imbróglios parecidos e que deixaram em compasso de espera as competições de 2012 e 2013.

- O Dr. Mauro já falou que está 100% convencido, que tem um cabedal de provas documentais, fotográficas e de vídeo. As provas no vídeo que estão no site da FFERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) são flagrantes. Não teremos uma resposta sobre isso nesta quarta (21) porque o Tribunal está em obras, mas na quinta-feira eles vão apreciar a nossa situação. Pediremos a suspensão não do campeonato como um todo, mas da partida do Ceres, tendo em vista que a situação envolve só um clube da semifinal - afirma Kléber Murilo, dirigente do Sampaio Corrêa.

No entanto, dependendo do período em que o jogo entre Barra da Tijuca e Ceres fique suspenso - caso a denúncia seja considerada válida pelo Tribunal - a Série B do Carioca pode demorar a ter uma definição e mesmo ficar parada, já que as duas semifinais acontecerão no sábado (24) e a final está marcada para o dia 31. Além disso, as primeiras semanas de junho já estão reservadas para as datas do Triangular Final, que decidirá as duas vagas na elite do Estadual de 2015.

Ceres ultrapassou Sampaio na última rodada

O clube de Saquarema dependia apenas de uma vitória sobre o Barra Mansa para se classificar à semifinal da Taça Corcovado, mas empatou o jogo e ficou com 13 pontos ganhos, na terceira posição. Com o triunfo do Ceres, que chegou a 14, a equipe da Região dos Lagos foi eliminada. O diretor de futebol do clube, Rafael Badá, lamentou o ocorrido:

- A gente não queria isso, não é de praxe do Sampaio Corrêa, mas se o regulamento diz uma coisa, tem que ser cumprido. Acho que futebol devia ser resolvido dentro de campo, mas a gente vê mais um caso como esse.

No ano passado, o Ceres também passou por uma situação parecida, quando eliminou o America da Copa Rio, mas acabou perdendo pontos por conta da escalação irregular do meia Eudes, sendo desclassificado da etapa seguinte da competição, na qual entrou justamente o America.

Advogado do Sampaio Corrêa condena suposta fraude em jogo da Série B

Mauro Chidid chamou de "lamentável" imbróglio que pode parar campeonato


Fonte: FutRio

O imbróglio que pode paralisar a Série B do Campeonato Carioca foi comentado pelo advogado Mauro Chidid, que representa o Sampaio Corrêa no caso em que o clube de Saquarema denunciou o Ceres pelo suposto uso de jogadores irregulares. Representante do Galinho da Serra, Dr. Mauro condenou a situação. A equipe de Bangu foi acusada de escalar indevidamente o zagueiro Willian Teixeira, que estava suspenso, com o nome do companheiro, o volante William Carlos.


Mauro Chidid também representou a favor de Quissamã e America nas situações em que a briga pelo acesso nas duas últimas edições da Série B. Ele afirmou estar convencido de que o acontecido na confusão envolvendo o Ceres foi, na verdade, uma fraude, e classificou como "lamentável" o fato:

- Nunca vi um absurdo desses. É uma vergonha que estejam fazendo com o nosso futebol, tudo isso é feito na cara de pau. É lamentável uma atitude dessas. Nos meus 23 anos em direito desportivo, isso é inédito.

O caso será apreciado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) nesta quinta-feira (22). Caso a denúncia seja julgada procedente, o campeonato pode até ser paralisado, já que o Ceres está classificado à semifinal da Taça Corcovado e jogaria já neste sábado, contra o Barra da Tijuca.

Procurada pelo FutRio, a diretoria do Ceres ainda não tinha se pronunciado sobre o caso até o fechamento desta matéria.

Comparação de imagens e súmulas
mostra suposta fraude do Ceres

Fotos são da primeira e última rodada da Série B do Carioca, quando o clube
alviceleste enfrentou Paduano e Tigres, respectivamente. Denúncia está no TJD-RJ


Fonte: Globo Esporte


Uma comparação simples de imagens e documentos das partidas do Ceres na Série B do Campeonato Carioca pode sustentar a denúncia feita no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) pelo Sampaio Corrêa, que acusa o clube alviceleste de ter fraudado a súmula da partida do último sábado. As fotos abaixo são da primeira e última rodada da competição, quando o Ceres enfrentou Paduano e Tigres, respectivamente.

Fraude do ceres, jogo com o paduano (Foto: Reprodução)De acordo com as alegações do Sampaio Corrêa, o Alviceleste escalou o jogador William da Silva Teixeira na partida contra o Tigres, pela nona rodada da Taça Corcovado, quando o atleta precisava cumprir uma partida de suspensão. Para dá-lo condições de jogo, ele teria sido inscrito na súmula sob o nome de William Carlos dos Santos, seu homônimo e companheiro de equipe. Este, que tinha condições de jogo, aparecia na súmula com o nome de Yan Garcia, segundo as acusações.
Foto e súmula da partida entre Ceres e Paduano: nota-se que William da Silva Teixeira, de pele branca, é o camisa 3; e William Carlos dos Santos, de pele negra, é o camisa 8. Os dois estão, inclusive, abraçados (Foto: Reprodução)





Fraude do ceres, jogo contra o tigres (Foto: Reprodução)Foto e súmula da partida entre Tigres e Ceres: William da Silva Teixeira (destacado) continua com a camisa 3, mas, na súmula, está inscrito com o nome do companheiro. O verdadeiro William Carlos dos Santos ficou no banco e teria sido inscrito, segundo a acusação do Sampaio Corrêa, como Yan Garcia (Foto: Reprodução)






Procurador do TJD resume situação
do Ceres: "Uma coisa gravíssima"

Sem ainda ter acesso ao caso e comentando baseado apenas no que lhe foi dito,
André Valentim afirma: "Se realmente ocorreu, teremos que tomar providências"


Fonte: FutRio

Tigres x Ceres, série b do carioca (Foto: Reprodução Ferj)O Ceres venceu o Tigres por 2 a 0 na partida em questão (Foto: Reprodução Ferj)
A notícia de infração feita pelo Sampaio Corrêa denunciando o Ceres por uma suposta fraude na súmula da partida contra o Tigres ainda não foi apreciada pela Promotoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) - afinal, aconteceu apenas na noite desta terça-feira, e a entidade não terá expediente nesta quarta. Porém, os comentários sobre o caso já começaram a surgir. Mesmo sem ter mais detalhes e dando apenas uma análise superficial, André Valentim, procurador do TJD, acredita que se todas as acusações forem provadas, a defesa do Ceres é improvável.
De acordo com as alegações do Sampaio Corrêa, o clube alviceleste escalou o jogador William da Silva Teixeira na partida contra o Tigres, pela nona rodada da Taça Corcovado, quando o atleta precisava cumprir uma partida de suspensão. Para dá-lo condições de jogo, ele teria sido inscrito na súmula sob o nome de William Carlos dos Santos, seu homônimo e companheiro de equipe. Este, que tinha condições de jogo, aparecia na súmula com o nome de Yan Garcia, segundo as acusações. Uma foto tirada no dia da partida contra o Tigres sustenta essa tese.

Junto com a denúncia, o Sampaio Corrêa pede a paralisação imediata da Série B do Carioca. Afinal, de acordo com a tabela, o Ceres entra em campo no sábado para enfrentar o Barra da Tijuca pela semifinal da Taça Corcovado. Caso a equipe perca pontos, o Galinho será o herdeiro da vaga.- Se realmente ocorreu o que estão dizendo, teremos que tomar providências. Eu não posso afirmar nada porque ainda não sei o que ocorreu. Mas se for mesmo o que estão dizendo, temos uma falsificação de documentos, e o presidente do tribunal pode até encaminhar o caso ao Ministério Público para uma punição mais pesada. Não posso falar, como disse, porque não sei a veracidade dos fatos, mas se realmente aconteceu, é uma coisa gravíssima - disse o procurador.
Com o TJD-RJ em recesso nesta quarta-feira, a notícia de infração deve ser apreciada apenas na quinta-feira.

partida semifinal entre Barra da Tijuca x Ceres está suspensa

Duelo entre Tigres x Goytacaz permanece marcado para sábado


Fonte: FutRio

A partida entre Barra da Tijuca x Ceres está oficialmente suspensa. O TJD/RJ enviou, no fim da tarde desta quinta-feira (22), o despacho comunicando à FERJ a paralisação da partida devido às denúncias quanto a possibilidade do Ceres ter utilizado um atleta irregular no duelo contra o Tigres, pela última rodada da Taça Corcovado.

No entanto, a outra semifinal da Taça Corcovado entre Tigres do Brasil x Goytacaz está mantida. A partida será neste sábado (24), às 15h, no Estádio de Los Larios, em Xerém, e o vencedor vai aguardar a definição do outro finalista de camarote.

Ceres diz estar "apurando o caso" e
nega se manifestar no momento

Procurado pelo GloboEsporte.com por e-mail, clube acusado de fraudar súmula na
Série B do Carioca adiantou que dará sua versão oficial só depois desse processo

Fonte: Globo Esporte

Winston Soares, diretor de futebol do Ceres (Foto: Arquivo Pessoal)Diretor de futebol, Winston Soares esteve em uma reunião nesta quarta-feira (Foto: Arquivo Pessoal)
O Ceres decidiu se calar. Acusado de fraudar a súmula da partida do último sábado contra o Tigres, pela nona rodada da Taça Corcovado, o clube alviceleste disse estar "apurando o caso internamente" e revelou que dará sua posição apenas após isso. Por telefone, a equipe de reportagem do GloboEsporte.com procurou representantes da equipe durante toda esta quarta-feira, mas foi informada de que eles estavam em reunião. A resposta foi dada por e-mail, por volta das 19h.
- Estamos apurando o caso internamente e nos manifestaremos oficialmente após isso - resumiu a mensagem.
A acusação pela qual o Ceres provavelmente terá que responder é considerada pelos próprios membros do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) gravíssima. De acordo com a denúncia, o clube escalou o jogador William da Silva Teixeira, que precisava cumprir uma partida de suspensão, contra o Tigres. Para dá-lo condições de jogo, ele teria sido inscrito na súmula com o nome de William Carlos dos Santos Souza, seu homônimo e companheiro de equipe. Este, com condições de jogo, estaria indicado no documento como Yan Garcia. Uma comparação de imagens e súmulas mostra a suposta A notícia de infração, feita pelo Sampaio Corrêa - que se beneficiaria com uma vaga nas semifinais do segundo turno, caso o Ceres fosse punido com a perda de pontos -, foi apresentada à Promotoria do TJD-RJ na noite de terça-feira. Nesta última quarta, a entidade estava de recesso. Portanto, a denúncia deve ser apreciada somente nesta quinta.
Junto com a notícia, o clube de Saquarema também pede a paralisação imediata da Série B do Campeonato Carioca. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) deve se manifestar nos próximos dias.

Ceres e zagueiro do clube podem pegar até dois anos de suspensão

Equipe e jogador foram enquadrados em quarto artigos pelo TJD


Fonte: FutRio


O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ) apreciou, nesta quinta-feira (22), o caso do jogador que teria supostamente entrado com o nome de outro nas partidas do Ceres contra Sampaio Corrêa e Tigres do Brasil. O clube e jogador foram denunciados, ao todo, em quatro artigos, e podem pegar até 720 dias e R$ 100 mil de multa.

William da Silva Teixeira, jogador que teria entrado supostamente com o nome de William Carlos, foi enquadrado em dois artigos: 236 (usar carteira de outrem) e 243-A (atuar de forma contrária a ética desportiva). No primeiro, a pena é de multa a R$ 100 a R$ 100 mil reais e suspensão de 180 a 720 dias, e eliminação em caso de reincidência. No segundo, a multa é a mesma, e a suspensão varia de 6 a 123 jogos.

Por sua vez, o Ceres Futebol Clube foi denunciado nos artigos 234 (falsificar documento), cuja pena é de suspensão das competições de 180 a 720 dias (e consequente rebaixamento à Série C) e multa de R$ 100 a R$ 100 mil, e 214 (incluir jogador irregular), onde o time da Rua da Chita perderia 10 pontos e, assim, estaria automaticamente eliminado das semifinais da Taça Corcovado desta temporada.

Além disso, o caso ainda pode ser encaminhado ao Ministério Público, como informa o artigo 234. Para que isto aconteça, o presidente da mesa fica como responsável por realizar a denúncia. Enquanto nada acontece, a semifinal da Taça Corcovado permanece suspensa.

Nenhum comentário: